Denominado Lab Itaim, o projeto oferece soluções para problemas socioambientais da comunidade
À medida em que o acesso à educação cresce, projetos arquitetônicos e de engenharia são desenvolvidos com o intuito de levar mais qualidade de vida para a população das grandes cidades por meio de espaços públicos, pensados para atender às suas necessidades. Sendo assim, professores e alunos da Pós-graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas, que integra o Ecossistema Ânima, criaram o Lab Itaim Paulista em parceria com a subprefeitura da região. A iniciativa atua na construção de um canal de diálogo eficaz com os moradores da comunidade do Itaim Paulista, para ouvir demandas e problemas socioambientais locais e, junto ao poder público, oferecer soluções com base em projetos de planejamento e gestão do espaço urbano.
Oficializado em 2016, o Lab Itaim Paulista surgiu para identificar os problemas físicos, estruturais e de meio ambiente das periferias da cidade de São Paulo e oferecer soluções para o planejamento de comunidades resilientes e sustentáveis frente às mudanças climáticas. O projeto tem como objetivo ouvir os moradores sobre questões pertinentes e oferecer opções para melhoria de espaços públicos, como foi o caso da Praça da Mãe Preta e a margem do córrego Água Vermelha, onde acontecia o descarte ilegal de lixo, que foram revitalizadas pela subprefeitura do Itaim Paulista através da colaboração com professores e alunos São Judas.
Para a coordenadora do projeto e professora do Doutorado em Arquitetura e Urbanismo do Doutorado da São Judas, Ana Paula Koury, o objetivo é ajudar o poder público a oferecer respostas para problemas antigos que a população enfrenta. “O bairro do Itaim Paulista tem mais de 400 mil habitantes e nós temos desafios enormes nessa região. Estamos aqui para, por meio do conhecimento acadêmico, ajudar a subprefeitura a encontrar soluções para estes problemas, além de auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas que atendam às demandas da população da região”, destaca Ana.
A aluna do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas e participante do Lab Itaim Paulista, Jade Kiste, ressalta a importância do aprendizado adquirido no projeto. “É uma experiência muito enriquecedora no campo acadêmico e profissional. Os convênios com as universidades estrangeiras e a subprefeitura nos permitem uma troca de experiência muito rica para os estudantes, profissionais que trabalham no projeto e para os cidadãos que fazem parte disso”, ressalta Jade.
A ação nasceu a partir do projeto de extensão da linha de pesquisa de Gestão do Espaço Urbano do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo e da linha de pesquisa em Sistemas Construtivos do Mestrado em Engenharia Civil da Universidade São Judas, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, a subprefeitura do Itaim Paulista e o Laboratório Klimapolis.
A São Judas participa da rede de pesquisa do Laboratório Klimapolis, com instituições parceiras no Brasil como a Universidade de São Paulo, e instituições de ensino e pesquisa da Alemanha como a Universidade de Hamburgo, Universidade Técnica de Hamburgo, a HafenCity University e a Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo (HAW). O Lab Itaim Paulista incorpora as abordagens inovadoras dos estudos realizados pelas universidades alemãs sobre governança para as mudanças climáticas e as pesquisas desenvolvidas no programa de Pós-Graduação da São Judas para aplicar na comunidade o que há de mais inovador e atual.
Sobre a São Judas
A São Judas, que integra o Ecossistema Ânima, é a segunda melhor universidade privada do estado de São Paulo, segundo o Ministério de Educação (MEC), com nota 4 de 5 no Índice Geral de Cursos (IGC). Com aproximadamente 37 mil alunos, 11 unidades localizadas na Capital e Grande São Paulo e mais de 80 cursos, a instituição combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios multidisciplinares de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.