Paulo Henrique dos Santos
O que os contos de fadas e a saga Star Wars tem em comum? Protagonistas que assumiram a sua jornada. Há sempre a fase inicial, onde o protagonista ouve o chamado, ou é tragado para situações e é obrigado a tomar atitudes. Seja em Cinderela ou em Matrix, há sempre o despertar. Não quer dizer que seja um caminho fácil. Há momentos de desistência, ou como Alice, que chora tanto até quase se afogar em suas lágrimas. A maneira com que o protagonista lida com pessoas e situações é que muda o rumo da estória. As estórias só não são bem sucedidas quando o protagonista assume a posição de vítima. Ser vitimista é pior que sofrer nas mãos do antagonista. Porque ele já entra derrotado na estória. The End. Não precisa contar mais nada. Ser vitimista é acusar a tudo e a todos que são responsáveis pelas tragédias de suas vidas. É o reclamar sempre. É o ver defeito em tudo. É nem tentar, nem arriscar, pois o medo de errar ou se frustrar é maior. (Só um parêntese, quem reclama, clama duas vezes). O protagonista tem ambição, ele quer fazer o que acha certo. Ele tem resiliência para superar as dificuldades. Thomas Edison tentou fazer a lâmpada mil vezes antes de achar a combinação mais adequada. O protagonista procura soluções ao invés de problemas. Ele tem ambição e fome de vida. Não busca a aprovação do outro, ele segue o seu caminho. O protagonista:
- Procura ações ao invés de desculpas;
- Assume seus erros e tem humildade em aprender com eles;
- Tem resiliência perante os desafios;
- Vive o presente, não procrastina;
- Assume riscos.
As artes nos inspiram e refletem muito sobre o psiquismo humano. Em nossas vidas, não é diferente. A diferença é que na vida, não há rascunhos e segundas chances são raras. Espero que assuma seu protagonismo e aproveite mais a vida.
“O mundo inteiro é um palco
E todos os homens e mulheres não passam de meros atores
Eles entram e saem de cena
E cada um no seu tempo representa diversos papéis.”
Paulo Henrique dos Santos é Psicólogo pela PUC-SP, desenvolveu carreira na área de gestão de pessoas e desenvolvimento humano, ocupando cargos de gestão nos últimos 17 anos. Possui MBA em Administração de Pessoal pela Universidade São Marcos e Especialização em Gestão de Pessoas pela FGV-SP. Coach, PNL Practitioner e Hipnólogo.