Prolata, associação sem fins lucrativos criada para cumprimento das políticas de resíduos sólidos, apresenta volume de embalagens de aço pós-consumo destinadas adequadamente em 2023 no Paraná. Ao todo, 3.838,27 toneladas de embalagens de aço pós-consumo foram coletadas e submetidas à validação do verificador de resultados Central de Custódia, correspondendo a 32,69% do volume total estadual.

Em 2023, o Programa também manteve parceria com quatro entrepostos, garantindo maior escoabilidade do material no estado. Diversas formas de apoio, como treinamentos, fornecimento de EPIs, PGR e PCMSO, e auxílio para a obtenção de documentos foram concedidas às cooperativas ou associações parceiras. “Essas e outras ações colaboram para o aumento da capacidade das cooperativas receberem e triarem embalagens de aço na região Sul do Brasil”, comenta Thais Fagury, presidente-executiva da Prolata Reciclagem.

Além disso, foram realizadas ações de educação ambiental, com a divulgação de informações relevantes via páginas da Prolata (website, “Aprendendo com o Lataço, e redes sociais) e formação de educadores da rede pública de ensino do estado do Paraná.

Sobre a Prolata Reciclagem

Criada em 2012, a Prolata Reciclagem é uma associação sem fins lucrativos e uma iniciativa da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço), com apoio da ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas.

O Programa encontra-se ativo nas cinco regiões do Brasil e possui o objetivo de estimular a reciclagem de latas de aço no país, gerar estatísticas confiáveis a respeito, abrir um canal direto com os consumidores, fomentar centros de reciclagem e parcerias com cooperativas de catadores, assim como valorizar o preço da sucata de aço para embalagens. Além disso, também investe em plataformas de comunicação e na educação da sociedade sobre o tema.

Saiba mais sobre a Prolata acessando o site https://www.prolata.com.br/.