Após quase cinco meses das enchentes que devastaram o estado do Rio Grande do Sul, ainda há muito a ser feito na recuperação das regiões atingidas pela tragédia. Na Zona Norte da cidade de Porto Alegre, está Sarandi, um dos locais mais atingidos pelas fortes chuvas e que chegou a passar cerca de 25 dias com moradias e comércios submersos. Neste cenário, a ONG Habitat para a Humanidade Brasil irá promover, com recursos provenientes do Bank of America e do ADP, melhorias habitacionais com foco na recuperação de 60 casas do bairro para garantir o retorno das famílias com segurança às suas casas. As obras, que começaram na última semana, estão previstas para serem concluídas até dezembro.
A recuperação faz parte da 2ª fase do programa de Resposta aos Desastres da Habitat Brasil, que teve a sua primeira fase realizada ainda em junho, quando a organização destinou kits emergenciais de abrigamento com atenção à higiene e habitabilidade de famílias, composto por jogo de lençol, toalhas de banho, kits de higiene para mulheres, idosos e bebês e produtos de limpeza do lar. Na ocasião, a ONG lançou uma campanha de arrecadação, direcionada para pessoas físicas e jurídicas, com o objetivo de captar recursos para atuação na resposta ao desastre no Rio Grande do Sul.
O projeto conta, ainda, com a parceria da Aldeias Infantis SOS, que dará apoio à identificação e à seleção de famílias, assim como no acompanhamento da equipe da Habitat Brasil, apoio nas atividades em campo e na distribuição dos kits emergenciais. Por meio da parceria, durante a execução do projeto, a Habitat Brasil terá uma base temporária de operações em um espaço cedido pelo programa de Porto Alegre da Aldeias Infantis SOS.
A Habitat Brasil atua na reparação de habitações impactadas por tragédias climáticas, tendo realizado melhorias e recuperações em São Sebastião, no litoral Paulista, em 2023 e, no sul da Bahia, após as chuvas que arrasaram municípios no fim de 2021. “Estamos trabalhando para reconstruir a vida de famílias em situação de vulnerabilidade, fortemente atingidas pelo desastre. Nesta segunda etapa, focamos na recuperação de suas casas, realizando reparos em pisos, paredes, coberturas, portas, janelas e outros elementos, para que possam retornar a um lar seguro e digno”, ressaltou Mohema Rolim, gerente de Programas da Habitat Brasil.
Sobre a Habitat para a Humanidade Brasil
Habitat para a Humanidade Brasil é uma organização da sociedade civil que, há 32 anos, atua para combater as desigualdades e garantir que pessoas em condições de pobreza tenham um lugar digno para viver. Presente em mais de 70 países, a organização promove a incidência em políticas públicas pelo direito à cidade e soluções de acesso à moradia, à água e ao saneamento, em articulação com diversos setores e comunidades.
Sobre a Aldeias Infantis SOS
A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização global, de incidência local, que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. A Organização lidera o maior movimento de cuidado do mundo e atua junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de desenvolver ações humanitárias.
Fundada na Áustria, em 1949, está presente em mais de 130 países. No Brasil, atua há 57 anos e mantém mais de 80 projetos, em cerca de 30 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e adolescentes que perderam o cuidado parental, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança cresça sozinha.
Para mais informações, acesse o site: www.aldeiasinfantis.org.br/