Práticas como apagar a luz ao sair de um recinto e fechar a torneira ao escovar os dentes estão entre as mais citadas pelos entrevistados

Sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com 869 consumidores da região metropolitana do Rio, feita entre os dias 02 e 07 de agosto, revelou hábitos de consumo consciente da população. Segundo 82,6% dos entrevistados, seus hábitos levam em consideração o meio ambiente, enquanto apenas 11,5% afirmaram que não.

De acordo com a pesquisa, 88,8% revelaram ter o hábito de apagar as luzes ao sair de um recinto, enquanto 87,4% fecham a torneira ao escovar os dentes. Verificar a validade de um produto antes de comprá-lo foi o terceiro hábito mais citado, com 76,5%, seguido de utilização de transporte público ou bicicleta, ao invés de carro, com 75,4%. Em quinto ficou a verificação de produtos com embalagens danificadas antes da compra, com 70%.

Outras práticas reveladas na pesquisa são a utilização de sobras de comida para fazer uma nova refeição (55,6%), a separação do óleo de cozinha para reciclagem (44,5%), o consumo de produtos com menor impacto para o meio ambiente, como lâmpadas de LED e sprays que não contenham CFC (44,3%) e a separação do lixo orgânico para reciclagem (42,4%).

Apesar disso, 75,8% dos entrevistados disseram que o lixo em sua rua é misturado na coleta, sem separação entre reciclável e orgânico. Já 17,2% disseram que o lixo é tratado corretamente e 6,8% não souberam dizer.

De acordo com a pesquisa, 69,3% disseram que suas ações rotineiras estão associadas às mudanças climáticas, contra 21,2% que não estão. Não souberam dizer, 9,5%.

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 286 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 70% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,8 milhão de empregos formais, que equivalem a 61% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.

A Fecomércio RJ e o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) são signatários do Pacto Global da ONU. Ao terem suas adesões oficializadas pelo organismo internacional, as duas Casas se comprometem com os dez princípios universais derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, se alinhando aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que integram a Agenda 2030.