O projeto Participa Jovem, do Instituto Peabiru e financiado pela Agropalma, dá início à segunda fase de ações. Com atuação na Vila dos Palmares, no município de Tailândia (PA), a iniciativa tem como objetivo a promoção e o fortalecimento do protagonismo juvenil, especificamente adolescentes de 12 a 18 anos, atuando com capacitações e com a criação de oportunidades voltadas para o desenvolvimento de habilidades sustentáveis e cidadãs.
Cláudio Melo, gerente de projetos do Instituto Peabiru, comenta sobre a importância do retorno do projeto para a juventude do território: “o Participa Jovem, na Vila dos Palmares, é uma grande oportunidade para os adolescentes se tornarem líderes ativos na comunidade. Com foco em habilidades sustentáveis e cidadãs, o projeto não só ensina, mas também fortalece os laços entre as pessoas, tendo como foco a Agenda 2030. Então, o que a gente espera é ver como essa iniciativa vai auxiliar a comunidade, e também servir de inspiração para seguir um caminho de desenvolvimento sustentável e participação cidadã genuína”, afirma Cláudio.
Tulio Dias Brito, diretor de Sustentabilidade da Agropalma, reforça a relevância do projeto: “A Agropalma tem o compromisso de apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua. O Participa Jovem é um exemplo bem-sucedido de como podemos trabalhar juntos para capacitar os jovens, preparando-os para serem agentes de mudança em suas comunidades. Acreditamos que, investindo nas novas gerações, estamos contribuindo para a construção de um futuro mais justo e próspero para todos.”
Na primeira fase, entre 2021 e 2022, o projeto promoveu a discussão e a definição de temas como: Diversidade e inclusão, Participação cidadã, Projeto de vida e Educomunicação de acordo com os respectivos ODS prioritários para os moradores na Vila dos Palmares. As seis ODS foram elencados, em três temas: Educação: ODS 4 – Educação e Qualidade de Vida; Solidariedade: ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 16 – Paz Justiça e Instituições Responsáveis; e ODS 17 – Parcerias e Meios de Produção; Saúde/lazer e inclusão: ODS 3 – Saúde e Bem-Estar; e ODS 6 – Água Potável e Saneamento.
A partir do início da segunda fase, em julho de 2024, os resultados esperados pela equipe da iniciativa são a criação de redes de parcerias estratégicas locais, com as lideranças comunitárias participando ativamente em todas as etapas do projeto, e maior engajamento na Vila dos Palmares na implementação da Agenda 2030. Para isso, a equipe técnica do projeto irá ministrar oficinas de capacitação, reuniões de planejamento das ações e reuniões com os jovens e seus familiares, a fim de promover interação e aprendizado mútuo na comunidade.
“Nesta segunda fase, o Participa Jovem terá como maior foco adolescentes e jovens mobilizados em rede pela atuação na Agenda 2030 no território, especificamente nas pautas de empoderamento feminino, projetos de vida e mudanças climáticas“, explica Adriano do Egito, mobilizador social da iniciativa Participa Jovem. As ações do projeto seguem até maio de 2025.
Saiba mais sobre a primeira etapa do projeto Participa Jovem: https://peabiru.org.br/projeto/agenda-2030-vila-dos-palmares-2/