Por meio do Instituto CEJAM, a organização, responsável pelo gerenciamento de diferentes unidades do SUS, desenvolve ações de responsabilidade socioambiental

Em alusão ao Junho Verde, mês dedicado à conscientização sobre a importância de práticas sustentáveis e preservação do meio ambiente, o Instituto CEJAM, responsável por promover as ações de responsabilidade socioambiental do CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”, segue intensificando suas atividades voltadas à sustentabilidade. 

Mais de 110 unidades e serviços em 16 municípios de São Paulo e Rio de Janeiro se beneficiam do trabalho, seguindo padronização de processos para otimizar o uso de recursos naturais e aumentar a sustentabilidade de suas instalações de saúde.

“Isso engloba desde a implantação de economizadores em torneiras até projetos de energia solar e captação de água de chuva. Na parte de eficiência energética, um marco importante foi a substituição de mais de 10 mil lâmpadas fluorescentes por LED nos hospitais, além da participação em editais de projetos de eficiência energética”, afirma Everton Tumilheiro, coordenador do Instituto.

Atualmente, o CEJAM está em busca de soluções de negócios e colaborações que viabilizem o abastecimento de suas unidades com fontes de energia mais limpas. “Estamos comprometidos em superar os desafios existentes para investir nessas práticas na gestão pública de saúde. É um trabalho complexo, mas estamos progredindo gradativamente”, relata.

No que se refere às compras sustentáveis, são adotados critérios ambientais na relação com fornecedores, considerando suas práticas de resíduos e logística reversa, bem como a aquisição de produtos plásticos menos tóxicos e/ou recicláveis. A gestão de resíduos sólidos é outra área de foco, envolvendo monitoramento e redução em sua geração, estabelecimento de melhores padrões de gerenciamento e destinação adequada.

Além disso, o Instituto CEJAM promove o desenvolvimento ambiental das comunidades locais por meio de projetos e programas de educação ambiental, como a implantação de hortas, o plantio de árvores e a coleta seletiva de resíduos específicos.

“Nossa campanha vai além das ações internas. Durante o mês, seguiremos com a promoção de eventos, como a Virada Ambiental PAVS, realizada no Jardim Ângela e Capão Redondo, na periferia de São Paulo; e a Semana Online de Meio Ambiente, que traz um tema ambiental por dia, com especialistas externos e internos”, explica o profissional.

O Instituto também opera com parcerias estratégicas para ampliar tanto o alcance como a eficácia de suas ações. Com isso, o CEJAM faz parte do Projeto Hospitais Saudáveis, uma iniciativa que visa transformar o setor de saúde em um exemplo de proteção ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores, pacientes e da população em geral. Graças a essa colaboração, a organização possui reconhecimento internacional, representando o Brasil em um projeto focado em resíduos têxteis.

Da mesma forma, o Instituto CEJAM trabalha com a Green Eletron, líder nacional em gestão de logística reversa de resíduos eletroeletrônicos. Essa aliança tem um papel crucial na promoção do descarte consciente de pilhas e baterias nas comunidades atendidas.

“As ações de sustentabilidade implementadas trazem diversos benefícios. Elas reduzem custos operacionais, aumentam o engajamento dos colaboradores, promovem conscientização e educação sobre questões ambientais e refletem nossos valores de responsabilidade social e preocupação com o bem-estar geral”, destaca Everton.

O Instituto CEJAM segue comprometido em liderar o caminho para a sustentabilidade na saúde pública, elaborando planos para expandir sua contribuição para a questão ambiental.

“Queremos ainda monitorar o consumo de água de nossas unidades de saúde por meio da tecnologia IoT (Internet das Coisas), promover práticas de redução de resíduos e se estabelecer como uma empresa lixo zero”, finaliza.

Sobre o CEJAM   

O CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a Instituição atua em parceria com prefeituras locais, nas regiões onde atua, ou com o Governo do Estado, no gerenciamento de serviços e programas de saúde nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Itu, Campinas, Carapicuíba, Franco da Rocha, Guarulhos, Santos, São Roque, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, Pariquera-Açu, Itapevi, Peruíbe e São José dos Campos.

A organização faz parte do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROSS), e tem a missão de ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde.

O CEJAM é considerado uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). O seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra e um dos fundadores da Instituição.

No ano de 2024, a organização lança a campanha “366 Novos Dias de Cuidado, Amor e Esperança: Transformando Vidas e Construindo um Futuro Sustentável”, reforçando seu compromisso com o bem-estar social, a preservação do meio ambiente e os princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança).

Siga o CEJAM nas redes sociais (@cejamoficial) e acompanhe os conteúdos divulgados no site da instituição.