A Semana Espacial Brasil-Japão acontece no ambiente online a partir de 5 de abril e conta com a participação do astronauta japonês Soichi Noguchi, saudando o povo brasileiro diretamente da Estação Espacial Internacional
Em ocasião do Dia Mundial da Astronomia, celebrado em 8 de abril, a Japan House São Paulo, o Consulado Geral do Japão em São Paulo e a Embaixada do Japão no Brasil, realizam entre 5 e 11 de abril, a Semana Espacial Brasil-Japão. Com o objetivo de informar e despertar o interesse por essa temática, o evento totalmente online apresentará uma série de atividades ao redor do assunto por meio de workshops, palestras, lives e vídeos. Os conteúdos evidenciarão as atuações da JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial), a cultura dos animes e mangás com o espaço, o futuro da exploração espacial, observação de atividades dos cosmos, entre outros. O evento – que conta com o apoio da JAXA e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil – terá uma página exclusiva no site www.japanhousesp.com.br.
Abrindo a Semana Espacial Brasil-Japão, no dia 5, às 12hs, a Japan House São Paulo destaca em seu canal do YouTube, uma mensagem em vídeo gravada diretamente do espaço por Soichi Noguchi, astronauta da JAXA, que está na Estação Espacial Internacional desde 15 de novembro de 2020. Em pouco mais de dois minutos, Noguchi destaca a relação centenária e seu desejo de colaboração espacial entre Brasil e Japão, além de contar sobre a escolha do apelido Resiliência dado para a cápsula que o levou até o espaço, em uma correlação ao momento delicado pelo qual o mundo passa atualmente, por causa da pandemia do novo coronavírus. Em continuidade a este vídeo, será apresentada também uma mensagem do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações e astronauta Marcos Pontes, que treinou com Soichi Noguchi, na NASA, em 1998; e do Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada. Para trazer um contexto geral, neste mesmo dia, a instituição publica em suas mídias sociais, artigo com o histórico da exploração espacial da JAXA, fundada em 2003, incluindo suas principais pesquisas e missões no cosmo.
Para ingressar no “universo fantástico” dos mangás, animes e Tokusatsu, serão realizados dois debates com o intuito de entender a influência da cultura Otaku para o interesse dos japoneses pelo espaço, algo estimulado desde criança. Dia 6, às 19hs, no YouTube, acontece o debate Em Órbita com os Animes e Mangás, com a participação de Sergio Peixoto, jornalista especializado no assunto; Leandro Larc, um dos criadores do portal JBox; Marcelo Del Greco, criador das revistas Pokémon Club, Nintendo World e Herói 2000; e Edi Carlos Rodrigues, Gerente de Marketing e Comunicação da Editora JBC. Já no dia 7, às 19hs, é a vez do tema Os heróis do Tokusatsu e o Espaço Sideral com Danilo Modolo, do Canal TokuDoc no YouTube; Joana Bohner, Podcaster no Otaminas, Tricotando e Butecando. Marcelo Del Greco e Edi Carlos Rodrigues também participam deste segundo debate sobre a cultura Otaku e o espaço sideral.
JAXA: A Exploração Espacial Japonesa é o tema da palestra no dia 8, às 19h, no YouTube, com a participação de Anderson Harayashiki Moreira, professor do Instituto Mauá de Tecnologia e responsável pela equipe de robótica da instituição educacional. Esta atividade abordará a exploração espacial do Japão por meio dos robôs desenvolvidos pela JAXA, bem como a contribuição deles nas diversas missões espaciais até os dias de hoje.
Destacando a colaboração de empresas japonesas para o desenvolvimento do segmento, no dia 9, às 19h, YouTube, acontece o Universo Conectado: Espaço, Ciência e Tecnologia, um debate entre o astrônomo Fernando Roig e Fernanda Mendes, consultora da NEC, multinacional japonesa de tecnologia, que contribuiu diretamente para o desenvolvimento projeto Hayabusa2. Com mediação de Eric Klug – Presidente da Japan House São Paulo – o evento destacará a Hayabusa2, sonda espacial da JAXA, a importância da exploração espacial e da tecnologia necessária a projetos deste porte além do impacto em nosso cotidiano. No mesmo dia, será publicado um vídeo da Mitsubishi Electric sobre as contribuições da empresa no âmbito da exploração espacial.
Em uma ação destinada ao público infantil no clima “faça você mesmo”, no dia 10, às 11h, será publicado um vídeo da multiartista e “especialista na arte do brincar” Estéfi Machado, com um passo a passo de como fazer um foguete em casa, inspirados pelo Pencil Rocket, primeiro projeto de foguete moderno do Japão, o qual levava o nome Pencil (Lápis).
Também no dia 10, às 19h, no YouTube, a Semana Espacial Brasil-Japão apresenta a live O céu em sua casa: observação remota, com as participações de astrônomos de diversas cidades brasileiras, que transmitirão em tempo real, as imagens captadas por seus telescópios. A observação será realizada pelo Observatório Nacional do Rio de Janeiro em parceria com o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) e Usina da Ciência UFAL; Clube de Astronomia de Nova Friburgo (CANF/RJ); Clube de Astronomia de Brasília (CAsB/DF); Clube de Astronomia de Pernambuco (AstroPE); Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/RJ); Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MG); Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI/MG) e Planetário do Rio de Janeiro. Neste evento, objetos de céu profundo serão observados, abordando em paralelo os mitos e lendas japonesas relacionados ao espaço.
Encerrando a programação, dia 11, às 11hs, a Japan House São Paulo traz em suas mídias sociais, uma ilustração animada do conto Princesa Kaguya e a Lua, que apresenta a história de uma garota que se diz ser de Tsuki-no-Miyako (A Capital da Lua). Datada do século X, é considerada a primeira narrativa científica no Japão, quando a exploração espacial era uma realidade distante. Ainda muito narrado nos dias de hoje, o conto foi associado à Selene, uma sonda espacial de órbita lunar da JAXA, carinhosamente apelidada de Kaguya pelo povo japonês.
Inaugurando uma nova fase institucional, a Japan House São Paulo ampliou sua atuação temática, expandindo para temas como turismo, educação, negócios e tecnologia nipônica. Dentro desta nova perspectiva, Eric Klug – Presidente da instituição – declara: “O Japão possui um rico programa de missões espaciais e desenvolvimento de tecnologias fundamentais para entendermos melhor o cosmos e, consequentemente, evoluirmos como humanidade. É importante trazermos para estas informações, que ainda são desconhecidas no Brasil bem como esta mensagem especial para os brasileiros do astronauta japonês Noguchi-san.” Todas as informações sobre o evento estarão disponíveis em página exclusiva no www.japanhousesp.com.br.
Programação Completa: Semana Espacial Brasil-Japão
Vídeo de Soichi Noguchi, astronauta da JAXA; Mensagem de Marcos Pontes, Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações e astronauta; e de Akira Yamada, Embaixador do Japão no Brasil
Quando: 5 de abril, às 12hs
Onde: Canal do YouTube da Japan House São Paulo
Participação: livre e gratuita
Debate Em Órbita com os Animes e Mangás
Quando: 6 de abril, às 19hs
Onde: Canal do YouTube da Japan House São Paulo
Participação: livre e gratuita
Debate Os Heróis do Tokusatsu e o Espaço Sideral
Quando: 7 de abril, às 19hs
Onde: Canal do YouTube da Japan House São Paulo
Participação: livre e gratuita
Debate JAXA: A Exploração Espacial Japonesa
Quando: 8 de abril, às 19hs
Onde: Canal do YouTube da Japan House São Paulo
Participação: livre e gratuita
Debate Universo Conectado: Espaço, Ciência e Tecnologia
Quando: 9 de abril, às 19hs
Onde: Canal do YouTube da Japan House São Paulo
Participação: livre e gratuita
Vídeo Mitsubishi Electric
Quando: 9 de abril
Onde: www.japanhousesp.com.br
Participação: livre e gratuita
Oficina Pencil Rocket: O Foguete Japonês
Quando: 10 de abril, às 11hs
Onde: Canal do YouTube da Japan House São Paulo
Participação: livre e gratuita
Live O céu em sua casa: Observação remota
Quando: 10 de abril, às 19hs
Onde: Canal do YouTube da Japan House São Paulo
Participação: livre e gratuita
Ilustração Princesa Kaguya e a Lua
Quando: 11 de abril, às 11hs
Onde: Canal do YouTube da Japan House São Paulo
Participação: livre e gratuita
Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:
Site: https://www.japanhousesp.com.brInstagram: https://www.instagram.com/japanhousesp
Twitter: https://www.twitter.com/japanhousespYouTube: https://www.youtube.com/japanhousespFacebook: https://www.facebook.com/japanhousesp
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp
Sobre aJapanHouseSão Paulo (JHSP):
A Japan House é uma iniciativa com a finalidade de divulgar os diversos atrativos, atividades e medidas governamentais do Japão, ampliando o conhecimento de toda a comunidade internacional referente a cultura japonesa. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir as portas, seguida por Londres (Inglaterra) e Los Angeles (EUA). Atua como plataforma pública na geração de oportunidades de cooperação e intercâmbio entre o Japão e o Brasil, nas mais diversas áreas como artes, negócios, esportes, design, moda, gastronomia, educação, turismo, ciência e tecnologia. Apresentando o Japão, promove exposições, seminários, workshops e inúmeras outras atividades em sua sede, em outros espaços e digitalmente. Em fevereiro de 2020, a Japan House São Paulo alcançou a marca de 2 milhões de visitantes, sendo considerada uma das principais instituições culturais da Avenida Paulista. Desde abril de 2020, a instituição possui a Certificação LEED na categoria Platinum – o mais alto nível de reconhecimento do programa – concedida a edificações sustentáveis.