Modalidade facilita o acesso a veículos mais modernos e menos poluentes de forma segura e eficiente

A discussão sobre sustentabilidade tem ganhado força em diversas esferas sociais, impulsionando mudanças significativas na política, em ONGs, universidades e, mais recentemente, nas empresas. De acordo com dados da Amcham Brasil, 71% das companhias adotaram práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG) em 2023. O setor automotivo, em particular, tem se destacado, com um foco crescente na redução do impacto ambiental através da tecnologia.
 

Diante deste cenário, a busca por alternativas tem estado presente tanto na tomada de decisões, como na oferta de produtos ao mercado. Um exemplo disso é o emprego da tecnologia para diminuir a emissão de carbono dos veículos. Modelos híbridos, elétricos e de baixo consumo de combustíveis têm se tornado cada vez mais comuns, especialmente entre os caminhões pesados, que representam uma parte significativa das emissões no setor.

Consórcio e sustentabilidade

A renovação da frota para atender às novas demandas ambientais não é uma tarefa simples. A adaptação requer planejamento e investimento financeiro. Nesse contexto, o consórcio tem sido uma ferramenta que auxilia os empreendedores que desejam adquirir equipamentos modernos de forma mais acessível e sem as altas taxas de financiamento. Segundo a Associação de Administradoras de Consórcio (ABAC), o consórcio de caminhões deve crescer 15% em 2024, evidenciando seu potencial para impulsionar o mercado automotivo. 
 

De acordo com Mauro Andrade, gerente comercial do Consórcio Iveco, administrado pela Ademicon, “a modalidade desempenha um papel crucial na promoção da sustentabilidade ao facilitar o acesso a veículos mais modernos e menos poluentes. Ao oferecer uma alternativa financeira eficiente e livre de juros, estamos permitindo que mais empresas possam investir em tecnologias limpas e alinhadas com as práticas de ESG, o que é fundamental para alcançarmos metas ambientais e econômicas sustentáveis”.
 

“O consórcio ainda conta com vantagens significativas, como parcelas reduzidas e planos flexíveis que atendem às necessidades dos clientes. Com ele é possível adquirir produtos e soluções fugindo dos juros do financiamento.  Além de estar em conformidade com as práticas de ESG, a renovação de frota pode reduzir custos, já que os veículos mais novos consomem menos combustível e percorrem uma quilometragem maior, mantendo a produtividade”, finaliza o gerente.
 

Sobre a Ademicon    

A Ademicon tem 33 anos de atuação e é a maior administradora independente de consórcio do Brasil em créditos ativos. A companhia entende o consórcio como uma ferramenta de planejamento financeiro e também um investimento, que possibilita a conquista de bens e serviços com foco na geração de novos negócios, na formação do patrimônio e na realização de projetos de vida dos clientes. Por meio da Ademicon Consórcio e Investimento, a empresa comercializa consórcio nos segmentos de imóveis, veículos (leves e pesados) e serviços. Já com a Ademicon Administradora, outro braço da holding, opera o consórcio de grandes marcas parceiras, como New Holland, Iveco, Librelato, Mitsubishi e Suzuki. Além disso, administra o Consórcio Coxa, resultado da parceria com o Coritiba Foot Ball Club, o Consórcio do Peixe, com o Santos Futebol Clube, o Consórcio SPFC, com o São Paulo Futebol Clube, o Consórcio Palmeiras, com a Sociedade Esportiva Palmeiras, o Consórcio do Vitória, com o Esporte Clube Vitória, o Compre Náutica, fruto da união com a consultoria de compras de produtos náuticos, e o PopCon Consórcio, da parceria com o Grupo Massa. A companhia também tem parcerias estratégicas com o BTG Pactual e banco BV, a partir das quais oferece o consórcio aos clientes dos bancos. Seu portfólio conta ainda com o home equity, car equity e cota equity, comercializados pela Ademicon Crédito, e seguros. A empresa, que tem atuação nacional e os fundos Treecorp Investimentos e 23S Capital em sua estrutura acionária, conta atualmente com 199 unidades de negócio distribuídas em 24 estados e no Distrito Federal.