Produzidos por professora e alunos do Amapá, lançamentos serão pelo Youtube da Unifap no dia 16 de fevereiro
O que desejam os jovens do século XXI para uma vida mais sustentável? Com essa pergunta-desafio na cabeça, alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap) participaram de uma coletânea organizada pela professora e autora Bianca Moro de Carvalho e João Dias de Carvalho Junior, bacharel em Letras. Com o título “Objetivos de desenvolvimento sustentável em tempo de pandemia”: desejamos um mundo melhor para 2030″, o lançamento será no próximo dia 16 de fevereiro, às 19h, no canal do Youtube da Unifap. Durante a live também será lançado “Habitação popular na Amazônia: o caso das ressacas na cidade de Macapá”, de Bianca Moro de Carvalho, ambos pela editora Appris.
Inspirados nos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) os alunos da disciplina de Gestão e Políticas Públicas escreveram artigos com propostas para melhorar o estado do Amapá. Inclusão digital, projetos de composteiras para produção de adubo orgânico em escolas públicas, pontos de entregas para reciclagem, hortas comunitárias e projetos de leitura, atividade física e música estão entre os destaques das sugestões dos estudantes.
“A pandemia trouxe muita tristeza e revelou que a maneira como a humanidade vive é insustentável. A coletânea traz como se fossem cartas a serem colocadas em uma garrafa lançada no oceano em busca de resgate. As universidades têm muito a contribuir para mobilizar a sociedade por um mundo melhor”, diz a professora Bianca. O livro estará disponível gratuitamente como e-book.
Já o livro “Habitação popular na Amazônia” traz luz à carência em estudos sobre o caso específico em Amapá de áreas úmidas favelizadas, onde predominam moradias precárias do tipo palafita, interligadas por pontes de madeira, conhecidas localmente como ressacas. “Grande parte da população que mora nessas áreas é originária do arquipélago de Marajó. O livro analisa a pobreza, exclusão social e, em especial, o crescimento das ressacas no final dos anos 90 até 2015”, explica Bianca, cujo trabalho fez parte de seu projeto de doutorado em Urbanismo pela Universidade Autônoma do México.
Por meio do projeto Planejando com a Comunidade, que está completando 12 anos, alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amapá traçaram perfis dos moradores, condições de moradia, que resultaram em publicações científicas, introdução de jovens à pesquisa com bolsa de estudo e palestras educativas nas comunidades. O projeto também tem produzido documentários desde 2017, que tratam da realidade da Amazônia, inclusive parcerias internacionais como o “Housing Problems”, disponível na internet, parceria realizada com a The New School de Nova York e o Ministério Público do estado do Amapá. E consiste em fazer diferentes versões pelo mundo para retratar as classes trabalhadoras em seu ambiente de moradia.