“Por Toda Infância” pretende sensibilizar e engajar a sociedade para a arrecadação de recursos a serem destinados a projetos de fortalecimento familiar e comunitário
São Paulo, março de 2025 – De acordo com a Constituição brasileira de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que este ano completa 35 anos, toda criança tem o direito a uma infância protegida, com acesso à educação, saúde, liberdade, respeito, dignidade e convivência familiar. No entanto, um número alarmante de crianças e adolescentes ainda tem estes direitos essenciais comprometidos por viverem sem o devido cuidado parental.
Segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o país conta hoje com mais de 33 mil crianças e adolescentes em situação de acolhimento, sendo que 4.990 estão disponíveis para adoção. Só no estado de São Paulo, são registrados 3.160 meninos e meninas acolhidos, sendo 539 deles incluídos na fila de adoção. Este cenário reflete a realidade de milhares de jovens que crescem longe do convívio familiar, em que pesem os esforços da sociedade organizada e de governos para apoiar o seu desenvolvimento sem o cuidado parental.
Em resposta a esse quadro desolador, a Aldeias Infantis SOS, organização global que lidera o maior movimento de cuidado do mundo, apresenta a campanha Por Toda Infância. A ação tem como principal objetivo sensibilizar e engajar a sociedade para garantir os direitos fundamentais de crianças e adolescentes, por meio da captação de recursos que serão direcionados para projetos de fortalecimento familiar e vínculos comunitários. Com isso, a organização busca romper o ciclo de separação familiar, abandono, negligência e abuso, para garantir que nenhuma criança cresça sozinha.
A campanha Por Toda Infância será apresentada oficialmente nesta sexta feira, 21 de março, data estabelecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para celebrar o Dia Mundial da Infância. Nesta data, a Aldeias Infantis SOS promove uma reunião de trabalho com representantes de diferentes Organizações, especialistas e gestores públicos para um debate interno para marcar o início da mobilização pela arrecadação de recursos e promover a assinatura do Pacto por Toda Infância, um compromisso firmado entre parceiros da Organização a fim de unir a sociedade civil em prol dos direitos infantojuvenis.
Um convite à transformação
“A Campanha Por Toda Infância é um convite para que toda a sociedade participe dessa mudança, por meio de doações que possibilitem o apoio a mais famílias e a garantia de que jovens em situação de vulnerabilidade possam crescer em um ambiente seguro e amoroso, para se tornarem sua melhor versão. Cada contribuição é uma semente de transformação, que ajuda crianças e famílias a construírem seu próprio futuro e a desenvolverem suas comunidades”, afirma Michéle Mansor, Gerente Nacional de Desenvolvimento Programático da Aldeias Infantis SOS.
Além de captar recursos, a campanha também almeja fortalecer o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, documento na qual a Aldeias Infantis SOS colabora por meio de sua participação no grupo de trabalho do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
Por meio do alinhamento de suas ações com as diretrizes desse planejamento, a Aldeias Infantis SOS pretende contribuir para a implementação de políticas públicas que promovam a proteção e a promoção dos direitos infantojuvenis. A Organização aposta que, com essa abordagem, será possível fortalecer a rede de apoio familiar e comunitário, proporcionando uma base sólida para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.
“Estamos muito otimistas com essa iniciativa e acreditamos que ela irá engajar e mobilizar a sociedade civil e o Poder Público na luta para garantir que nossos jovens tenham um futuro digno e se desenvolvam como plenos cidadãos de direito. A Aldeias Infantis SOS acredita que uma infância protegida é a base para um futuro melhor. Então, garantir os direitos das crianças, é necessário investir no desenvolvimento da nossa sociedade”, complementa Sérgio Marques, sub-gestor nacional e responsável pelo Advocacy da Organização.
Fortalecimento familiar como estratégia de prevenção
A Aldeias Infantis SOS acredita que nada é mais importante do que cuidar de uma criança e enxerga no fortalecimento familiar uma ferramenta potente para garantir que mais crianças possam crescer em um ambiente seguro e saudável. Para a Organização, a ausência de suporte e auxílio familiar está diretamente relacionada a altas taxas de vulnerabilidade social, violência e exclusão de jovens no país.
Por isso, em complemento ao trabalho de acolhimento de crianças e adolescentes afastados de seus familiares por decisão judicial, a Aldeias Infantis SOS aposta na abordagem de seus programas de Fortalecimento Familiar e Comunitário como estratégia de prevenção da perda do cuidado parental.
Neste momento, a Organização, que atua em 30 localidades no Brasil, trabalha diretamente com famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio de seus Núcleos SOS de Apoio às Famílias (NAFs), oferecendo apoio psicossocial, orientações sobre cuidados e práticas educativas, além de promover a capacitação para o fortalecimento de laços familiares.
Essa estratégia tem se mostrado eficaz na redução do risco de separação de crianças de suas famílias: a pesquisa nacional Vozes (in) escutadas e rompimentos de vínculos, realizada pela Aldeias Infantis SOS, indicou que houve apenas cinco situações de acolhimento de crianças ou adolescentes nas 163 famílias participantes dos projetos de Fortalecimento Familiar da Organização, o que corresponde a 0,9% do total.
Faça sua doação pelo site.
Sobre a Aldeias Infantis SOS
A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização global, de incidência local, que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. A Organização lidera o maior movimento de cuidado do mundo e atua junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de desenvolver ações humanitárias.
Fundada na Áustria, em 1949, está presente em mais de 130 países. No Brasil, atua há 57 anos e mantém mais de 80 projetos, em cerca de 30 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e adolescentes que perderam o cuidado parental, a Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança cresça sozinha.
Para mais informações, acesse o site: www.aldeiasinfantis.org.br/