A economia circular foi tema de uma das palestras do Rio Innovation Week, o maior evento global de tecnologia e inovação, que finaliza hoje, dia 16, a sua quarta edição. Gustavo Alves, gerente de comunidade e inovação para a América Latina na Fundação Ellen MacArthur esteve no palco Planetiers falando sobre a oportunidade da economia circular como solução para a crise climática. Em sua fala, Alves destacou que modelos de negócio que seguem os três princípios da economia circular – eliminar resíduos e poluição, circular produtos e materiais e regenerar a natureza – ajudam a enfrentar essa crise ambiental ao evitar emissão de gases de efeito estufa, reter a energia incorporada aos produtos e sequestrar carbono nos solos. Além disso, ressaltou a oportunidade que é investir em negócios baseados nos princípios da economia circular por serem resilientes e oferecerem uma solução eficiente aos principais desafios ambientais globais. 

Análise: Gustavo Alves, gerente de comunidade e inovação para a América Latina na Fundação Ellen MacArthur

Trazer a economia circular para este espaço de grande relevância no âmbito da inovação que é o Rio Innovation Week é super importante para que o tema ganhe ainda mais interesse de investidores e empreendedores. Para os empreendedores, criar negócios circulares é uma oportunidade de implementar soluções que, além de gerar valor econômico, ajudam a resolver desafios ambientais como as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e a poluição plástica. Para os investidores, é uma oportunidade de incentivar negócios resilientes, com retornos duradouros. 

Hoje, existe uma oportunidade que não está sendo capturada. Para combater as mudanças climáticas, estamos investindo muito em transição energética, o que é fundamental. Mas, estamos esquecendo que quase metade das emissões de gases de efeito estufa decorrem da forma como produzimos e consumimos os produtos e alimentos. Para resolver essas emissões, a economia circular é imprescindível e são esses negócios inovadores que estão trazendo as soluções.