Primeira calçadista no setor infantil a receber o Selo Diamante do Programa Origem Sustentável, a Calçados Bibi segue com o propósito de fazer o bem por meio de iniciativas dentro de suas plantas fabris, rede de lojas, fornecedores e parceiros comerciais. Dessa forma, a empresa que é a maior marca de varejo calçadista infantil na América Latina, desenvolveu seu relatório de sustentabilidade com as ações realizadas entre 2022 e 2023. Além disso, o conteúdo aborda as estratégias a serem desenvolvidas até 2030 com objetivo de reafirmar o compromisso com a sustentabilidade e gerações futuras.
Fundada em 1949 no Rio Grande do Sul, a Bibi conta mais de 1.100 colaboradores diretos e mais de 800 indiretos; uma rede de franquias com mais de 150 lojas; fábricas situadas na cidade de Parobé, no Rio Grande do Sul, e em Cruz das Almas, na Bahia, produzindo mais de 2 milhões de pares de calçados ao ano; além de estar presente em mais de 60 países nos cinco continentes e em mais de 5 mil pontos de vendas multimarcas no Brasil e no exterior. Com propósito de fazer o bem para gerar boas lembranças, a empresa se propõe a olhar o mundo sob o olhar da criança, com a intenção de construir um mundo melhor para os pequenos. Dessa forma, ao longo dos últimos dois anos, a marca desenvolveu grandes projetos retratando aspectos econômicos, culturais, ambientes e sociais.
Em conjunto com os stakeholders, o relatório foi desenvolvido com o intuito de impulsionar e apoiar mudanças no cotidiano, inspirando todo o ecossistema na descoberta de soluções que envolvem as temáticas ESG, além de reafirmar a agenda de compromissos alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), a serem cumpridos até 2030.
Com três macro temas, que norteiam cada pilar, a empresa nomeou a área ambiental como ‘Abraçando a natureza todos os dias pelo nosso bem’, que é composta por temas de ecoeficiência, gestão de riscos ambientais, gestão de substâncias restritas e emissão de GEE. Já o âmbito social, que se chama ‘Juntos, nós fazemos o bem e cuidamos do planeta’, traz questões como a capacitação e a educação, práticas justas de trabalho, saúde e segurança, e clima organizacional. Para a governança, conhecida como ‘Fazer o bem, um passinho por vez’, a empresa destaca o compliance e governança, ética e integridade, gestão e governança das franquias/lojas, privacidade de dados e inovação e qualidade em produtos e serviços.
Entre 2022 e 2023, a Bibi mediu o impacto de suas atividades em busca das melhores soluções para compensar cada uma delas. Todas as iniciativas seguem os compromissos lançados pela empresa em 2021 e estipulados até 2030. No macro tema ‘‘Fazer o bem, um passinho por vez’, as metas são: até o ano em questão, atingir um faturamento anual de R$ 392 milhões no Grupo Bibi, ressaltando que em 2022 foi atingido 114,7% do resultado e em 2023 93,3%; além de expandir a rede de franquias no Brasil, atingindo um número total de 180 lojas, alcançando 91,4% da meta em 2022 e 80,4% em 2023; e até 2030, conquistar um faturamento anual de R$ 350 milhões na rede de varejo Bibi (sell out), chegando a 107,7% do planejado em 2022 e 103,4% em 2023; e também garantir um aumento do lucro líquido em 6,5% ao ano, registrando 247,7% do esperado em 2022 e 148,7% em 2023.
Já em ‘Abraçando a natureza todos os dias pelo nosso bem’, a Bibi atingiu 100% das metas em ambos os anos no tema: alcançar anualmente 100% de conformidade dos produtos fabricados com a norma REACH (regulamento nº1907/2006 parlamento europeu), referente a toxidade e reduzir em 20% a geração de resíduos no desenvolvimento de novos produtos e operações industriais até o ano de 2025.
No quesito ‘Juntos, nós fazemos o bem e cuidamos do planeta’, a empresa criou projetos e ações para fortalecer o propósito da marca, trazendo impacto positivo à sociedade. Dessa forma, em 2022, a Bibi realizou 213,5% das ações previstas e em 2023 163,4% da meta referente ao impacto à sociedade, com a realização de trabalhos voluntários locais que tenham conexão com o propósito da empresa, com mais de 2 mil vidas impactadas em 2022 e 2023; doou, anualmente, o equivalente a um dia de produção das fábricas Bibi, em calçados, para instituições que possuam conexão com o nosso propósito, conquistando 94,9% da meta em 2022 e 103,4% em 2023; oportunizou a qualificação profissional constante de jovens da comunidade local, por meio do programa Fábrica de Talentos Bibi, realizando a efetivação de mais de 60% dos participantes junto à Bibi; e atingiu uma média de 600 horas de treinamentos e capacitações semanais que equivalem a mais ou menos 30 minutos por colaborador.
“Diante de um Relatório de Sustentabilidade que aborda tantas atitudes positivas, sinto orgulho por liderar uma empresa com mais de 75 anos de história que promove ações e pensa em estratégias que englobam o conceito, a importância, a estrutura e aplicação na indústria e no varejo dentro dos valores ESG e que possui a Certificação Diamante do Programa Origem Sustentável. Seguiremos o caminho da evolução de uma cultura consistente de sustentabilidade, que deve permear os mais diversos níveis hierárquicos e departamentos, seguindo nossa missão como marca, de contribuir para o desenvolvimento feliz e natural da criança, e com o propósito de fazer o bem para gerar boas lembranças”, finaliza Andrea Kohlrausch, presidente do Grupo Bibi.
Sobre a Calçados Bibi
Promover o desenvolvimento natural e saudável para o público de 0 a 9 anos é uma das premissas básicas da Calçados Bibi. A marca é pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos. Conquistou reconhecimento do setor a partir do desenvolvimento dos calçados atóxicos, fisiológicos e da tecnologia da exclusiva palmilha Fisioflex Bibi, que proporciona a sensação de andar descalço. Com o propósito de fazer o bem, um passinho por vez, a Bibi, fundada em 1949 e referência no mercado de calçados infantis, visa o incentivo às práticas sustentáveis, o estímulo ao desenvolvimento saudável das gerações futuras, e o cumprimento das suas responsabilidades sociais para a construção de um mundo melhor. Com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz mais de 2,6 milhões de pares/peças ao ano. Presente em mais de 60 países nos cinco continentes, no Brasil está em 3 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 150 lojas. A empresa é a primeira calçadista certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico, Cultural e Social.