“Gente que Recicla” conta, por meio de personagens reais, como é a atuação em diferentes segmentos da cadeia recicladora

 “Proteger o futuro, as pessoas e o meio ambiente é possível quando trabalhamos juntos”. Essa é a premissa que levou a Tetra Pak®, empresa global de soluções para processamento e envase de alimentos, a contar as histórias de pessoas que trabalham para a reciclagem acontecer no Brasil.

Em sete episódios, a websérie retrata o funcionamento da cadeia recicladora de embalagens longa vida no país. Os filmes abordam a importância da educação, da consciência ambiental, da criatividade e do cooperativismo, buscando inspirar e conscientizar mais pessoas sobre a importância de praticarem a coleta seletiva.

Quem assiste pode conhecer a Najara, professora que educa as crianças sobre a importância de proteger o meio ambiente; o Renato e a Luna, pais que aprenderam com o filho Davi a praticar a coleta seletiva dentro de casa; o Gilberto, catador de materiais recicláveis e líder da cooperativa Casa do Catador; a Alyne, empreendedora em um comércio de materiais recicláveis; a Maria Angélica, diretora em uma indústria papeleira que recicla embalagens longa vida; o Eduardo, empresário que produz telhas e placas com plástico e alumínio reciclados, provenientes das embalagens cartonadas; e, por fim, o José Carlos, engenheiro em uma indústria de rotomoldagem que desenvolve produtos com esse mesmo material.

“A Política Nacional de Resíduos Sólidos propõe um modelo de responsabilidade compartilhada”, explica Valeria Michel, diretora de Meio Ambiente da Tetra Pak. De acordo com ela, governo, empresas e cidadãos dividem as tarefas no que diz respeito à gestão de resíduos sólidos no país. Por isso, é preciso que cada um faça a sua parte. “Em toda a atuação da Tetra Pak existe a preocupação com o meio ambiente, que inclui a escolha de matérias-primas de origem renovável, o desenvolvimento de processos eficientes, o uso de energia limpa e o fomento da  coleta seletiva e da reciclagem das nossas embalagens pós-consumo, que são 100% recicláveis”, conta a executiva. “O que possibilita que todas as ações funcionem são as pessoas. A começar pelo consumidor, que escolhe um produto em uma embalagem longa vida e pratica a coleta seletiva, e por cada parceiro que desenvolve novos produtos a partir das nossas embalagens pós-consumo. São essas as histórias que procuramos mostrar na série”, completa Valeria.

A série completa está disponível nos perfis da Tetra Pak no Facebook e no YouTube: