Os eventos, que acontecem simultaneamente, apresentarão cases de sucesso e discussões sobre nas áreas de energias renováveis, eficiência energética e green buildings

Viabilidade econômica de projetos de geração distribuída, tendências para as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), aprimoramento do desempenho em edifícios com certificação LEED, inovação em projetos de sustentabilidade, novas ferramentas para construções sustentáveis e aprimorar a eficiência energética estão em os assuntos que serão abordados na Conferência Internacional de Energias Inteligentes – 5ª Smart Energy CIEI&EXPO, que neste ano também reúne a 9º GBC Expo Brasil – Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo e o Forúm de Eficiência Energética da Ashrae. Os eventos ocorrem entre os dias 5 e 7 de novembro, no Salão Principal do CIETEP/FIEP, em Curitiba.

“Nosso objetivo é aproximar esses diferentes segmentos para discutir novas soluções e conhecer as principais novidades, pois todos têm temas complementares e um alinhamento muito forte na busca pelo desenvolvimento da sustentabilidade e geração de energias renováveis”, afirma Celso Kloss, coordenador da Smart

Durante os três dias, palestrantes internacionais e nacionais apresentarão cases de sucesso e discutirão com os participantes o desenvolvimento das energias renováveis, projetos de eficiência energética e construção sustentável.

A 5ª Smart Energy CIEI&EXPO terá membros da diretoria da Abrapch (Associação Brasileira Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas), os engenheiros Cleber Antonio Leites, Pedro Dias e Valmor Neves participarão um painel de debate sobre a utilização de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais de Geração Hidrelétrica (CGHs) para ajudar no crescimento da utilização de energias renováveis com baixo impacto ambiental. Serão expostos diversos pontos de vista sobre a situação atual do setor, avanços e barreiras da legislação, mercado e potencial de expansão desse tipo de geração energética.

O evento ainda trará projetos de inovação na geração de biogás apresentados pelo engenheiro Gustavo Rafael Collere Possetti, diretor de Meio Ambiente e Ação Social do Paraná e Cícero Bley, presidente do Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás) e representante do Brasil na International Energy Agency – Task Force Biogas. Os participantes também poderão conhecer cases de sucesso sobre como fazer a viabilização econômica e investimentos em sistemas fotovoltaicos, além de linhas de financiamento existentes para projetos de energias renvoáveis.

GBC Brasil e Fórum Ashrae

No 9º GBC Expo Brasil – Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo e do Forúm de Eficiência Energética da Ashrae, terá palestrantes de renome mundial apresentarão novas tecnologias e ferramentas para melhorar o desempenho em green buildings.

O arquiteto e engenheiro americano, Dr. Drury B. Crawley, membro da ASHRAE BEMP (Building Energy modelagem Professional) e Green Building Council apresentará os avanços, oportunidades e desafios com a troca de dados entre as plataformas BIM e SIM para avaliar o desempenho de energia em edifícios.

Já o meste em estudos da arquitetura de eficiência energética, R Christopher Mathis, também presidente do Comitê Consultivo do Ambiente Construído da American Society for Testing and Materials (ASTM). Ele mostrará novas tecnologias de construção comercial para edifícios novos e existentese também abordará as oportunidades e desafios na reunião de novas normas de energia e os programas de certificação e green buildings.

O pioneirismo da região Sul no desenvolvimento das construções sustentáveis será outro destaque do evento. Esta será a primeira vez que a  Greenbuilding Brasil (a maior conferência de construções sustentáveis da América Latina) e o Fórum de Eficiência Energética da Ashrae acontecem fora da cidade de São Paulo. Isso porque a região está se destacando nesse setor. As construções sustentáveis, chamadas de green buildings, tiveram um crescimento de 79,6% nos últimos cinco anos na Região Sul, enquanto a média brasileira foi de 41%, segundo dados da GBC.

“Esta edição do Greenbuilding Brasil destacará as parcerias locais e a qualidade dos projetos na região Sul, que lideram em termos de projetos certificados LEED Platinum e pioneirismo nas certificações GBC ZERO ENERGY e GBC CASA e CONDOMÍNIO”, comenta Felipe Faria, diretor executivo do Green Building Council Brasil (GBC Brasil) e presidente do Comitê dos GBCs das Américas pelo World Green Building Council.

Ainda serão abordados temas que envolverão o estímulo ao crescimento dos edifícios Zero Energy no Brasil, com palestras do consultor Roberto Kishinami, especializado em energia e mundanca clímática e coordenador de portfólio de Energia do Instituto Clima e Sociedade (iCS), da arquiteta Maíra Macedo, líder no Brasil do Programa Global Net Zero eresponsável pela criação de certificação para edifícios Zero Energy.

A programação completa da Smart Energy, GBC Brasil e Fórum Ashrae está disponível emhttps://evento.smartenergy.org.br/programacao/.

Inscrições abertas

Os interessados em participar da 5ª Smart Energy CIEI&EXPO, que neste ano também reúne a  9º GBC Expo Brasil –  Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo e o Forúm de Eficiência Energética da Ashrae podem se inscrever pelo site www.smartenergy.org.br/2018.

Serviço: Conferência Internacional de Energias Inteligentes – 5ª Smart Energy CIEI&EXPO / 9º Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo / Forúm de Eficiência Energética da Ashrae
Data: 5 a 7 de novembro
Horário: 8h às 18h
Local: Salão Principal do CIETEP/FIEP – Avenida Comendador Franco, 1371 – Jardim Botânico, Curitiba (PR)
Mais informações e inscrições pelo site www.smartenergy.org.br/2018