Durante um ano, a Brado investiu em diversas melhorias na iluminação de sua unidade localizada em Sumaré (SP).

 Tendo como princípio a sustentabilidade ambiental, a Brado implementou um projeto de iluminação em seu terminal ferroviário de Sumaré (SP). Iniciado em outubro de 2017 e finalizado em outubro deste ano, a iniciativa levou novas tecnologias que entregam mais de 60% de economia no consumo de energia elétrica em áreas como o armazém, e aumentam a produtividade das operações, principalmente no período noturno, pois o local opera em três turnos, 24 horas por dia.

“O projeto de iluminação de Sumaré será modelo para os demais terminais ferroviários da Brado localizados em São Paulo, Mato Grosso e Paraná. Além da redução no consumo de energia, nossos colaboradores ganharam condições ainda melhores de trabalho, segurança e produtividade. E isso só colabora para aumentar a excelência da prestação de serviços para os nossos clientes”, afirma Marcelo Saraiva, Diretor Comercial e de Operações da Brado.

“Esse projeto proporcionou significativa melhora na qualidade de iluminação em todo o terminal promovendo maior segurança, produtividade e eficiência à operação. Além disso, reforça o compromisso da Brado com a sustentabilidade uma vez que foram instalados equipamentos que convertem energia solar em energia elétrica usada na iluminação”, acrescenta Zuleica de Melo, Gerente Executiva de Engenharia da Inovação e Qualidade da Companhia.

Dividido em quatro áreas, o projeto remodelou a iluminação do armazém, da via férrea interna ao terminal, do pátio e da entrada (que reúne escritório e estacionamento) da unidade. No armazém, lâmpadas de vapor metálico foram trocadas por 50 luminárias de LED e telhas translúcidas que aproveitam ao máximo a luz do dia. Com 7 mil metros quadrados, o local é utilizado para guardar produtos alimentícios em geral, bebidas e materiais de construção. Somente nessa parte da unidade, a economia de consumo chegou a 60% na comparação dos produtos de vapor metálico com os de LED.

Com quase um quilômetro de extensão, a via férrea interna do terminal recebeu 20 postes de 15 metros e 60 luminárias LED de 300 watts. No pátio onde são organizados os contêineres, foram instalados sete postes com 30 metros de altura e 56 luminárias LED de 480 watts. A altura elevada e a maior potência de luminosidade foram planejadas para reduzir as áreas de sombra – há turnos onde é necessário empilhar quatro contêineres, o equivalente a mais de 10 metros de altura. Com uma luz mais forte e em pontos altos, a operação de movimentação de carga ganha mais agilidade e segurança.

Por fim, a Companhia instalou cinco postes solares na entrada da unidade, onde ficam as áreas administrativas e um estacionamento com vaga para 30 automóveis. Quando estão totalmente carregados, os postes podem tem uma autonomia de até três dias (caso não recebam nenhuma incidência solar).

Sobre a Brado

A Brado é referência nacional em serviços de logística multimodal. Possui estrutura própria composta por 16 locomotivas, mais de 3 mil contêineres e 2,4 mil vagões, equipamentos, armazéns e terminais. Seu leque de serviços especializados e customizados envolve diversos produtos e clientes em três segmentos: reefer (com refrigeração para perecíveis), dry (cargas em geral) e isotank (líquidos). A Companhia está presente nas cidades de Cuiabá (MT), Rondonópolis (MT), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Santos (SP), Cubatão (SP), Bauru (SP), Araraquara (SP), Sumaré (SP), Cambé (PR), Cascavel (PR), Guarapuava (PR) e Paranaguá (PR).

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