Um ano após o lançamento do plano Sustentável em uma Geração (SiG), companhia muda maneira de fazer negócios

Um ano após o lançamento do seu plano global Sustentável em uma Geração (SiG), a Mars está mudando sua maneira de fazer negócios. A decisão foi tomada depois que o CEO da Mars, Grant F. Reid, alertou, em 2017, que a “cadeia de suprimento global está desaparecendo” e que as empresas precisavam fazer uma “mudança drástica” para atuarem de acordo com os objetivos climáticos acordados em Paris e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Ao focar sua atenção no que está prestes a desaparecer, a Mars está entendendo como as empresas podem trabalhar com governos, ONGs e outros grupos de interesse para criarem soluções. A empresa está iniciando a mudança em sua própria cadeia de suprimentos com os seguintes passos:

Investindo no seu plano Sustentável em uma Geração: a Mars está investindo US$ 1 bilhão nos próximos anos para acelerar o progresso contra ameaças urgentes.

Uma nova estratégia de abastecimento: a empresa vai se afastar de uma abordagem tradicional em relação às commodities, mudando a maneira na qual adquire os materiais agrícolas chave para ajudar a enfrentar os principais desafios da sustentabilidade – incluindo emissões de gases de efeito estufa (GEE), escassez de água, uso do solo, direitos humanos e receita. A empresa se concentrará, inicialmente, em dez ingredientes principais onde o impacto é maior, incluindo cacau, peixe, arroz e hortelã, entre outros.

“Estou profundamente dedicado ao nosso plano de mudar a trajetória sobre como fazemos negócios. Continuamos a observar uma série de questões enfrentadas por nossa comunidade global – incluindo mudança climática, pobreza, obesidade e escassez de água. Uma melhoria progressiva não será suficiente. Temos que tomar medidas em conjunto. A Mars se comprometeu a trabalhar juntamente com governos, ONGs e grupos de lideranças do setor, como o Consumer Goods Fórum, para tomarmos ações que possam ser medidas e para criarmos um planeta mais saudável, no qual as pessoas possam prosperar. A colaboração é essencial se quisermos acelerar a maneira na qual tratamos os desafios que enfrentamos na atualidade”, destacou Grant F. Reid na Semana do Clima, da Assembleia Geral da ONU, na cidade de Nova York e, logo após, na Cúpula Global de Ação Climática (GCAS), em San Francisco.

O Diretor de Suprimentos e Sustentabilidade, Barry Parkin, ressaltou que a transformação é necessária na maioria das cadeias de suprimento dos materiais que são usadas como commodities. “Na verdade, acredito que estamos vendo o fim da era das commodities, em que os materiais costumavam ser provenientes de origens amplamente desconhecidas e comprados apenas por preço com base em transação. O futuro exigirá o abastecimento de origens conhecidas e, em muitos casos, de fazendas conhecidas, com preços e impactos na sustentabilidade avaliados lado a lado e, em geral, a partir de parcerias de longo prazo, com menor número de fornecedores. Nós já começamos a fazer esta mudança, ressaltou Parkin. Ele acrescentou, ainda, que este primeiro ano foi de aceleração das iniciativas que já estão funcionando, começando com a transformação da cadeia de suprimento de matérias-primas, criando parcerias essenciais e testando novas abordagens. Os próximos anos trarão um crescimento significativo das atividades e impacto no setor.

O compromisso começará com um cronograma de eventos em setembro. O programa de atividades coordenadas durante o mês reflete os compromissos e a ambição da Mars com relação à sustentabilidade. O programa inclui:

Presença significativa nos principais eventos que acontecerão em setembro – durante a Semana do Clima da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, os Líderes da Mars farão parte do painel de debates e em discursos concentrados em como lidar com as urgentes ameaças enfrentadas pelo planeta e por sua população, dentre eles estarão:

  • Stephen Badger, Presidente do Conselho da Mars, na cerimônia de abertura da Semana do Clima, na cidade de Nova York; Frank Mars, Diretor do Conselho de Administração e Vice-Presidente da Mars, no evento do Pacto Global das Nações Unidas.
  • Discursos e painéis com Andy Pharoah, Vice-Presidente de Assuntos Corporativos, Iniciativas Estratégicas e Sustentabilidade; Barry Parkin, Executivo-Chefe de Aquisições e Sustentabilidade da Mars; Marika McCauley Sine, Vice-Presidente de Direitos Humanos Globais e Kevin Rabinovitch, Vice-Presidente Global de Sustentabilidade, entre outros.

Lançamento da parceria entre a Estação de Rádio ‘Climate Calling’ e o Projeto Todo Mundo – a Mars formou uma parceria com o Projeto Todo Mundo, uma organização sem fins lucrativos que pressiona pelo avanço urgente dos Objetivos Globais da ONU, em uma estação de rádio “temporária”, oferecendo aos líderes de negócios e pensadores uma oportunidade para compartilharem suas opiniões sobre o progresso ambiental. Trabalhando com uma série de estações de rádio parceiras, o conteúdo será transmitido globalmente e através da mídia social durante todo o mês de setembro.

Experiência da Mars nos EUA na Semana do Clima – Através de uma exposição interativa no Hub, a Mars apresentará seu compromisso com a sustentabilidade adquirindo os ingredientes que formam seu diversificado portfólio de produtos. Os participantes podem aprender mais sobre o progresso da energia renovável da empresa para criar cidades melhores para os animais de estimação e como o plano Sustentável em uma Geração ganha vida nos EUA.

Série de vídeos sobre fazendeiros de pequeno porte – A Mars lançará uma série de curta metragens que mostram os esforços iniciais para transformar a abordagem tradicional das mercadorias e os compromissos com fazendeiros de pequeno porte em sua cadeia de valores. Os filmes consideram os principais ingredientes incluindo arroz, hortelã e baunilha.

Para saber mais sobre o plano, visite: www.SustainableInAGeneration.com.

Para baixar imagens e vídeos de apoio, visite: https://marspresscenter.com.