Instituições investem no saneamento básico para o sertão de Curimatá, PI

São Paulo, dezembro de 2018 – Dedicada a apoiar diferentes instituições e projetos diretamente envolvidos com a erradicação da desigualdade social por meio de iniciativas focadas em pessoas que vivenciam diversas situações de vulnerabilidade, a Fundação Lamb Watchers (FLW) anuncia parceria com a Iniciativa Resiliência Urbana Brasil (IRUB) para levar saneamento básico às áreas rurais do sertão de Curimatá, no Piauí.

O acordo entre as instituições tem duração de seis meses e vai beneficiar diretamente 11 famílias que ainda não possuem nenhum tipo de acesso a tratamento de esgoto e água potável, na Comunidade do Baio. Além disso, a partir do projeto, será elaborado um estudo de caso técnico com os impactos socioambientais a respeito da ação promovida, o que permitirá mensurar os impactos reais proporcionados pelo trabalho conjunto.

“Essa é uma ação que leva dignidade e uma condição de vida mais justa para famílias que vivem em uma área que ainda não tem acesso às necessidades mais básicas, como água, alimentação e educação. Nossa proposta é mostrar que é possível replicar projetos como esse em regiões com características similares do semiárido brasileiro. Queremos tornar esse modelo de parceria escalável”, pontua Wellington Rodgerio, presidente da FLW.

Para Ricardo Azevedo, coordenador geral da IRUB, a iniciativa permite validar um modelo de resiliência de comunidades isoladas a partir de projetos de segurança hídrica e ambiental. Azevedo complementa: “para garantirmos aprendizado na busca por ações, precisamos trocar ações reativas por planejamento”.

A Iniciativa Resiliência Urbana Brasil é uma instituição originada a partir de um projeto similar da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, que reúne pesquisadores, estudantes, gestores e planejadores comunitários que, juntos, desenvolvem ferramentas e tecnologias para a promoção de iniciativas voltadas para práticas e ações de resiliência urbana.

Sobre a FLW

Desde 2014, a Fundação Lamb Watchers se dedica a apoiar diferentes instituições e projetos diretamente envolvidos com a erradicação da desigualdade social por meio de iniciativas focadas em pessoas que vivenciam diversas situações de vulnerabilidade. Tendo como principal objetivo servir àqueles que mais necessitam, ela se faz presente em locais de grande fragilidade, como as comunidades do nordeste brasileiro e o sudoeste asiático.

Please follow and like us:
error