ADM FAZ AÇÃO PARA CONSCIENTIZAR ESTUDANTES DE MUNICÍPIO PAULISTA SOBRE O DESCARTE ADEQUADO DE ÓLEO

Iniciativa da marca do óleo de soja Concórdia, realizada em parceria com o Instituto Auá e com a Preserva Ambiental, alcança mais de 16 mil alunos de 44 escolas de Carapicuíba, na Grande São Paulo

ADM do Brasil (Archer Daniels Midland), uma das maiores empresas do agronegócio, que produz os óleos de soja Concórdia, Corcovado e ABC, além da linha de óleos vegetais especiais Vitaliv, promove, junto do Instituto Auá e da Preserva Ambiental, uma ação de sustentabilidade e conscientização sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado.

Sempre atuante em projetos de sustentabilidade, a ADM apoia o “Programa Meio Ambiente nas Escolas”, através da marca de óleo Concórdia, na cidade de Carapicuíba, em São Paulo. O programa tem como foco o trabalho de educação ambiental nas escolas, mobilizando as redes municipais de educação para a sensibilização de alunos, famílias e comunidades para o descarte correto do óleo de cozinha usado, tornando as escolas em pontos de entrega voluntário do óleo usado. O projeto incentiva os alunos a guardar o óleo usado em suas casas, em garrafas pet, e posteriormente levá-lo para os pontos de entrega nas suas escolas.

A renda do óleo coletado é revertida para a Associação de Pais e Mestres de cada escola, e o recurso tem como principal objetivo ser utilizado em atividades de educação ambiental, a partir de projetos elaborados de forma participativa, entre as escolas e equipe de educadores do Programa. O objetivo é ampliar o projeto em 2019 para outros municípios da região metropolitana de São Paulo.

O Instituto Auá é responsável por engajar todas as escolas participantes, buscando entender suas particularidades e direcionando-as com alternativas mais interessantes para os alunos. A Preserva Ambiental realiza a coleta do óleo nas escolas e remunera as APMs de acordo com a quantidade de óleo recolhida.

A ação é realizada em 44 escolas municipais, atingindo mais de 16 mil alunos. O projeto, que tinha a expectativa de recolher três mil litros de óleo de cozinha usado em 2018, até novembro já havia superado essa marca, tendo recolhido mais de seis mil litros graças à ajuda dos alunos que abraçaram o projeto.

“Além da oportunidade de conscientizar uma nova geração de brasileiros, iniciativas como esta impactam diretamente no meio ambiente, conservando-o para as futuras gerações. Trabalhar para um mundo mais sustentável é um dos principais compromissos da ADM em todo o mundo”, afirma Luciano Botelho, presidente da Divisão de Sementes de Oleaginosas da ADM América do Sul.

Alunos das escolas que integraram o projeto apresentaram trabalhos e compartilharam o conhecimento adquirido durante evento realizado em dezembro no auditório da FALC, em Carapicuíba. O encontro contou ainda com a presença dos gestores das escolas municipais, dos secretários municipais Lilian Braga (Educação) e Airton Battata (Meio Ambiente e Sustentabilidade), além de Leonardo Giardini (Preserva Recicla) e Ana Cecília Bruni (Instituto Auá) e colaboradores da ADM.

Durante a cerimônia, representantes das escolas municipais que realizaram iniciativas ambientais e fizeram coleta de óleo ao longo de 2018 receberem um certificado e um kit alusivo ao programa.

Sobre a ADM no Brasil

A ADM é uma das maiores empresas de agronegócio no Brasil. Com 3.100 empregados, a empresa processa soja em seis instalações e comercializa as marcas de óleo de soja Concórdia, Corcovado e ABC, além da linha de óleos vegetais especiais Vitaliv. A empresa opera duas plantas de biodiesel no Brasil, e mais de 30 silos em todo o País. Dentro do seu complexo de soja em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a ADM opera ainda uma fábrica de produção de proteína de soja. Com um portfólio incomparável de ingredientes e sistemas, além de um time de especialistas altamente qualificados, a ADM está pronta para desenvolver soluções customizadas e promover inovação para a indústria de alimentos e bebidas.

Please follow and like us: